Madrid derruba monumentos<br>da ditadura

O município de Madrid, dirigido por uma maioria de esquerda, começou na semana passada a remover monumentos da ditadura fascista de Francisco Franco, que ainda se mantinham em várias ruas e praças da capital de Espanha.

A medida foi aprovada em Dezembro com os votos favoráveis dos eleitos pela plataforma de esquerda «Agora Madrid», do Partido Socialista (PSOE) e do partido liberal Ciudadanos. Os conservadores do Parido Popular (PP) votaram contra.

O executivo liderado por Manuela Carmena já mandou retirar placas e lápides comemorativas e mudará o nome a cerca de 30 ruas, algumas das quais receberão os nomes de vítimas do regime fascista.

Estas alterações estão a ser feitas ao abrigo da Lei da Memória Histórica, aprovada, em 2007, durante a governação de José Luis Rodríguez Zapatero, que reconheceu os direitos das vítimas da guerra civil (1936-1939) e determinou, entre outros aspectos, a remoção do espaço público de referências do franquismo.

Os eleitos do Partido Popular (que no governo nunca cumpriu a lei) opuseram-se à decisão da maioria municipal, alegando que contraria a ideia de «reconciliação nacional».

 



Mais artigos de: Europa

Rechaçar a nova ofensiva social

Milhares de pessoas manifestaram-se em Atenas e dezenas de outras cidades gregas, dia 4, durante a primeira greve geral do ano contra os cortes na Segurança Social.

Detenção ilegal

A detenção de Julian Assange é ilegal, concluiu o Grupo de Trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Detenções Arbitrárias, divulgada dia 5.

Arbítrio em França

Desde que foi declarado o estado de emergência em França, na sequência dos atentados de 13 de Novembro em Paris, as forças policiais já realizam 3242 buscas domiciliárias e emitiram mais de 400 ordens de permanência na habitação. De acordo com relatos...

Greve suspensa no FT

O Sindicato dos Jornalistas britânicos (NUJ) chegou a acordo, dia 3, com a administração do Financial Times (FT) sobre as condições de acesso à reforma. O entendimento foi alcançado uma semana depois de os profissionais do jornal terem votado uma acção de...

Os programas da troika:<br>pela boca morre o peixe...

Foi publicado recentemente pelo Tribunal de Contas Europeu um extenso documento sobre a Assistência Financeira prestada a países em dificuldades (Relatório Especial n.º 18/2015 Assistência financeira prestada a países em dificuldades). A leitura deste relatório permite-nos...